https://isabelcocheira.pt/

Resumo

Por vezes as pessoas que te cercam dizem frases que em vez de te acalmar te deixam ainda mais irritad@.

Embora seja com a melhor das intenções, existem certas frases clichés que quando pronunciadas no momento de muita ansiedade, tu sente-las como muito incómodas.

Este artigo ajuda-te a identificar as crenças que estão por detrás destas frases “terríveis” que necessitam urgentemente de serem trabalhadas para que tu e os que te cercam possam ajudar-te de forma mais construtiva.    

Apresento-te aqui uma lista de 5 frases clichés que a maioria das pessoas ansiosas, se sente desconfortável e cinco formas de conviver com elas e acrescentar maior conexão com os outros, sem teres que abdicar da pessoa que tu és.

Tempo de leitura: 10 min (aprox.)

Os dois principais problemas das pessoas com ansiedade

A maior parte das pessoas ansiosas já passou pela dura realidade de ter que lidar com dois problemas de uma vez só. Já te aconteceu a ti?

Se tu és essa pessoa ansiosa, então este artigo é para ti! Se tens na tua família alguém com ansiedade, então este artigo também é para ti!

Para além de teres que lidar com altos níveis de ansiedade, muitas vezes debates-te com frases clichés das pessoas que estão à tua volta.

Essas frases clichés geram mal-estar, fazendo-te sentir que existe algo dentro de ti que está funcionando mal, que tens algum defeito ou que tu própri@ estás a provocar (propositadamente) todo aquele cenário de agitação, de nervosismo e de instabilidade.

São estas frases ditas na hora e no momento errado que traduzem desconhecimento total sobre a realidade interna da pessoa ansiosa. Parece que existe uma linguagem que os outros não sabem descodificar sobretudo a nível emocional.

Começaste a sentir-se julgada, mal-entendida, diminuída, irritada, o que te leva ao isolamento. Guardas este peso para ti e vives em segredo.

Preferes viver afastado das pessoas e das experiências da vida, do que ter que te sujeitar uma vez mais a um comentário desajustado.

Embora o teu familiar ou amig@ tenha a melhor das intenções, a falta de literacia emocional e as suas crenças desajustadas à tua realidade acabam por te trazer mais stress.

Mas, o que fazer para não ferir suscetibilidades? 

A seguir partilho aqui contigo algumas estratégias para vencer o medo e escolher um estilo de comunicação mais eficaz que te traga mais união.

Frase cliché 1:

“Calma que isso já passa!” é uma frase que te causa irritação.

A tentativa de limitar o desconforto a um período de tempo para que a ansiedade pareça mais “controlável”, na verdade deixa-te mais instável.

Esta frase pode acionar um gatilho que as pessoas ansiosas se questionam: “quando é que isto termina?” ou “e se isto que estou a sentir nunca terminar?”.

Ao abrir caminho a este medo, os cenários catastróficos são cada vez piores e mais terríveis.

Este loop mental leva-te a sentir que se não parares tudo isto, a situação vai tomar de ti toda a energia, toda a tua vitalidade e talvez até ponha em causa a tua sanidade mental.

Esta incapacidade de desviar, pausar ou acabar definitivamente com a ansiedade em níveis muito elevados, faz-te sentir ainda mais impotente e ansios@ perante a situação.

Como se gera a percepção distorcida de “quando é que isto acaba”?

A ansiedade é como uma onda: nem sempre é negativa, nem sempre é positiva!

Por vezes é só manifestação de uma emoção que se está a revelar e que é importante decifrar quando os níveis de ansiedade AINDA são “manejáveis”. Assim é mais fácil gerir as emoções que se vão apresentando.

Mas, se a emoção que está a manifestar for reprimida ou pelo menos não for descodificada e não reconhecida como válida, então a ansiedade pode continuar a escalar até níveis mais intensos.

Quando isso acontece, começas a confrontar-te com outras emoções mais difíceis de lidar, tais como: zanga, ira, raiva, medo ou desprezo.

Então a ansiedade pode estar a sinalizar-te emoções que estavam dentro de ti, que tu não te permitias sentir.

Geralmente, as pessoas gostam de sentir e ampliar emoções que as elevam; lidar com emoções difíceis é tarefa mais dura. Mas, a emoção que tens vindo a reprimir, será aquela que te trará mais paz e serenidade emocional.

Olhar para essa emoção que não queres encarar, afinal dás-te conta que é libertadora.

A emoção tem estado aí a chamar a tua atenção para que possa ser vista, validada, reconhecida e para que possas decidir o que fazer com ela.

Lidar com uma emoção difícil é lidar com um lado nosso que não gostamos.

Essa faceta tua pode ser difícil de aceitar.

Só tu podes dar-lhe um significado, um espaço e dizer-lhe que essa emoção é uma parte tua que tu não compreendes, mas que pode ser usada para algo bom.

Vou dar um exemplo, por vezes quando estamos a começar a ficar agitados fisicamente, se em vez de aceitarmos ficar presos à impossibilidade (freeze), se optarmos por tomar ação no momento certo, então podemos apoiar-nos na emoção e escolher o outro lado (o lado B) que nos é mostrado.

Onde há medo, há também uma força que nos quer impulsionar para algo que desconhecemos sobre nós.   

Tenha ousadia de ir mais além dos seus limites, pois só assim sentirá coisas nunca antes sentidas.

(fonte: Mundo das mensagens)

Embora o momento seja delicado e até desafiante a nível pessoal, uma reunião familiar ou conjugal, pode ser O patamar que te (e)leva a outra realidade, neste caso o de maior conexão com os teus familiares.

Essa hipótese que é a de sentar e conversar sobre o teu desconforto, a fim de desmistificar essa necessidade de estar isolado ou com medo de expressar os teus medos e preocupações durante a ansiedade ou até durante o pânico.

Apesar de ser desconfortável, uma conversa franca e aberta, na qual tu descodifiques para @ outr@ a tua perda de controlo face à situação. Apresenta-lhes as tuas razões e explica-lhes como os teus familiares te podem ajudar de forma mais construtiva e menos sofrida. 

Acrescentar literacia emocional é contribuir para fortalecer a conexão e os afetos.

Frases do tipo 2:

“Isso é psicológico!”

A ansiedade é despoletada por fatores psicológicos, na maior parte das vezes e em poucas situações é desencadeada por medicamentos, ou por condicionantes graves.

Contudo, o fato de atribuir a qualidade de psicológico não significa que tenha que ser ignorado, banalizado ou menosprezado.

O que acontece é que a maior parte das pessoas não consegue traduzir o porquê do termo “psicológico”.

A dificuldade advém do facto do lado psicológico ser difícil de materializar e difícil de traduzir.

Além disso, o termo psicológico refere-se também aquilo que é subjetivo para cada um de nós.

Aquilo que despoleta ansiedade numa pessoa noutra não causa nenhuma reação específica.  

Queres saber mais sobre a Ansiedade?
Explora novos recursos GRÁTIS! Clica no link da página da Inadiável Exemplo
https://isabelcocheira.pt/recursos/

Frase 3:

“Mas aqui não há nada que seja perigoso ou ameaçador! Porquê é que estás nervos@?

Para além de subjetiva, a ansiedade é criada num cenário que não é visível.

Tudo se passa dentro da mente da pessoa e por isso o fio condutor entre o gatilho que despoletou aquela reação e a memória anterior (seja sobre a forma de imagens, sons, sensações, etc.), não são visíveis para as pessoas que estão à tua volta.

Não adianta banalizar algo só porque o outro não vê.

Existe um cenário catastrófico que estás a ver na tela da tua mente, mas que não consegues que o outro assista ao mesmo filme que tu.

Contudo, isso não quer dizer que não seja verdadeiro, ou que tenhas escolhido reviver o terror, pavor ou medo que estás a sentir.

Tudo tem uma razão…as razões estão na forma como ainda estás pres@ a experiências dolorosas do passado.

Escrever um pequeno diário com esses episódios onde a ansiedade se manifesta, ajuda-te a circunscrever aquilo que vais sentido.

Caso decidas fazer psicoterapia ou procurar ajuda holística poderás fazê-lo com maior eficácia, pois terás identificado aquilo que te tira do teu centro.

Frase 4:

“Tu não queres ir trabalhar!”

O motivo para não ir trabalhar tem que ser visível para ser válido.

E o que fazer quando estás esgotado e consumido pelo desgaste da ansiedade?

O que se pode justificar na situação em que te sentes como ressacad@, desvitalizado pela ansiedade extrema?

Entender que a Saúde Mental é tão importante como a Saúde Física é uma conquista social.

Após a Pandemia, a Saúde Mental passou a ser mais valorizada por todos em geral.

Na verdade, as dificuldades em lidar com a vulnerabilidade passaram a estarem mais presente na vida das pessoas em geral.

Por isso, nada melhor do que passar pela situação para entendê-la melhor.

Quando alteras a forma como olhas para a tua realidade, também passas a escolher melhor as tuas palavras para expressar melhor a tua vulnerabilidade.

Coloca-te, então na posição do teu chefe: “como tu gostarias que o teu chefe se dirigisse a ti, caso tu te sentasses atrás da secretária da sala principal e tivesses que ouvir as razões para um dos teus colaboradores ter ficado em casa por desgaste psicológico?”.

Frase 5:

“Nunca vou ultrapassar esta ansiedade!”

Aquilo que escolhes dizer a ti próprio durante muito tempo, passa a fazer parte de ti.

A forma como te vês influencia primeiro a ti e depois a forma como os outros te veem.

Felizmente a mente humana tem uma dupla capacidade: cria pensamentos e destrói-os.

Nem sempre pensaste e acreditaste que tu eras a tua ansiedade. Não nasceste ansios@!

Logo houve um momento em que começaste a acreditar que isso é uma realidade irreversível.

Como tudo o que é criado, pode ser destruído.

Nem sempre a destruição tem um significado negativo.

A desconstrução da pessoa que tu acreditas ser pode ser alterada.

Questiona-te sempre e no bom sentido!

Fica sempre contigo!

Autocuida-te!

Queres saber mais sobre a Ansiedade?
Explora novos recursos GRÁTIS! Clica no link da página da Inadiável Exemplo
https://isabelcocheira.pt/recursos/

Resumo

Por vezes as pessoas que te cercam dizem frases que em vez de te acalmar te deixam ainda mais irritad@.

Embora seja com a melhor das intenções, existem certas frases clichés que quando pronunciadas no momento de muita ansiedade, tu sente-las como muito incómodas.

Este artigo ajuda-te a identificar as crenças que estão por detrás destas frases “terríveis” que necessitam urgentemente de serem trabalhadas para que tu e os que te cercam possam ajudar-te de forma mais construtiva.    

Apresento-te aqui uma lista de 5 frases clichés que a maioria das pessoas ansiosas, se sente desconfortável e cinco formas de conviver com elas e acrescentar maior conexão com os outros, sem teres que abdicar da pessoa que tu és.